Dentre várias coisas, o mundo
Um espetáculo é uma representação pública que impressiona ou é destinada a impressionar. Pode ser uma apresentação teatral, musical, cinematográfica, circense, uma exibição de trabalhos artísticos etc. Também tem a definição de tudo o que atrai a vista ou prende a atenção. Às vezes recebe sentido pejorativo, transformando-se num escândalo ou desdém
http://www.dicionarioinformal.com.br/espetáculo/
Projetores são aparelho elétrico de iluminação com lentes para projetar um foco de luz sobre a cena.
Os Refletores: são montados em varas, tripés ou posicionados no chão. Cada refletor possui propósito específico e apresenta características diferenciadas de facho, intensidade, definição de borda e alcance. Exemplos: PC, Fresnel, Elipsoidal, Par, etc.
Iodine: é um tipo de projetor para luz geral com grande ângulo de abertura e sem lente, muito usado para produzir a luz do horizonte.
O Canhão Seguidor: é um refletor de grande potência com movimento manual utilizado para acompanhar atores, bailarinos etc.
As Gelatinas: são folhas de material transparente, geralmente de poliéster ou policarbonato, posicionada em frente aos refletores para colorir ou filtrar luzes. Muitos confundem gelatina com papel celofane que em contato com o calor das luzes derretem e podem danificar os equipamentos.
Dimmer: é o graduador de intensidade de luz permitindo que a mesma possa ser aumentada ou diminuída gradualmente.
A mesa de operações de luz ou simplesmente mesa de luz é o ponto de chegada dos circuitos dos projetores, passando pelos dimmer’s. Atualmente são computadorizadas, e possibilitam a visualização dos diversos circuitos através de um monitor e o melhor controle das luzes.
Quando se está montando um cenário ou trabalhando no palco fora do horário de espetáculo são usadas as chamadas luzes de serviço que não dispõem de nenhum recurso para efeitos.
Afinar luzes consiste no trabalho realizado depois de dispostos os projetores e cenário, afinando-os,