APDS Reda O Sobre POO
Escola Agrícola de Jundiaí
Unidade especializada em ciências agrárias
Ensino médio integrado ao técnico em informática
Trabalho de
APDS
Natal 06/10/2014
A programação orientada a objetos
No mundo da informática existem vários assuntos que necessitam de um grande trabalho piscológico para o entendimento, e a programação, dentre os mais diversos assuntos que envolvem o mundo tecnológico, é considerada, de fato, o maior obstáculo para o entendimento das máquinas. Apesar de ser dificil de ser completamente entendida, ela é responsável pela criação de todos os programas e jogos para entretenimento usados nas máquinas,
Ao longo do tempo, a programação sofreu grandes mudanças, e uma dessas foi ser usada orientada a objetos (POO) que é uma forma especial de programar, mais próxima de como expressaríamos as coisas na vida real do que outros tipos de programação. Esse “upgrade” nela trouxe aos programadores uma maneira de aprender a pensar nas coisas de uma maneira distinta, para escrever seus programas em termos de objetos, propriedades e métodos que, aliáis, existem vários diferentes que a POO traz para o aperfeiçoamento da programação, tais como: A reutilização de código, o sistema de Herança, o polimorfismo, o encapsulamento etc.
A Reutilização de códigos é, como já diz o nome, a utilização do mesmo código para fazer várias coisas. Há várias maneiras de reutilizar um código, tanto em programação estruturada quanto em programação orientada a objetos que, no caso, serve muito para economizar as linhas de código do programa. Já o sistema de herança existente em programação, diferente de um metódo, ele é mais conhecido como um princípio próprio à programação orientada para o objeto, que permite, entre outras coisas, criar uma nova classe a partir de uma classe existente, tendo como principal interesse poder definir novos atributos e novos métodos para a classe derivada, que vêm acrescentar-se aos herdados.