Ciclo hidrológico e nuvens
O Ciclo Hidrológico é o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre.
As nuvens são conjuntos de partículas minúsculas de água liquida ou de gelo, ou ambas juntas, em suspensão na atmosfera. O vapor d’água é um gás invisível, mas os produtos da condensação e deposição de vapor d’água são visíveis. As nuvens são manifestações visíveis da condensação e deposição de vapor d’água na atmosfera. Podem ser definidas como conjuntos visíveis de minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo, ou uma mistura de ambos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Ciclo hidrológico
A água ocorre em vários lugares e em varias fases, na superfície, dentro e sobre a terra. A transformação de uma fase em outra e o movimento de um a outro local constitui o CICLO HIDROLOGICO. E ele está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. É esse movimento permanente que dará origem a etapa que chamamos de evaporação, dependente do sol, pois ele fornece a energia necessária para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera. A partir daí temos a participação da gravidade na etapa de precipitação, definida em Climatologia como sendo toda água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre na forma de chuva, neve e granizo. É a gravidade que faz com que a água condensada caia e que em contato com a superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos, que chamamos de escoamento superficial, porem, o escoamento superficial não pode acontecer até que se forme uma lamina d’água que cubra a trajetória do movimento. Essa agua presente nessa trajetória é chamada de armazenamento de detenção. A água ainda pode se infiltrar nos solos e nas rochas, através de seus