Ciclo De Gua
1. Introdução 2
2. Água 3
3. Ciclo hídrico 4
3.1. Movimentos da água 6
3.1.1. Água na atmosfera 6
3.1.2. Água na terra 7
4. Conclusão 11
5. Bibliografia 12
1. Introdução
No presente trabalho ir-se-á debruçar sobre o ciclo de água ou cientificamente “ciclo hidrológico”.
Neste trabalho ir-se-á abordar essencialmente o que é, como acontece, com que fim, qual intervenção do homem tal (positivamente ou negativamente), o seu comportamento na natureza nos seus três estados, como acontecem os processos de passagem de um estado para outro, entre outros.
Pretende-se com ele abordar os mais variados temas relacionados com o ciclo de água de acordo com a área de estudos.
2. Água
Água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos.
A água é o suporte e a componente principal de todos os seres vivos, sem ela não seria possível a existência de vida na Terra. Como sabiamente afirmou Leonardo da Vinci, a água é um dom divino da Natureza. Directa ou indirectamente, a água é indispensável a todas as actividades humanas. A água constituiu e constitui um instrumento de progresso, um factor de desenvolvimento e um agente modelador de civilizações e de culturas. A água está intimamente ligada à história da humanidade (LIMA, 1996). Aceita-se que a quantidade de água existente na Terra, nas suas três fases possíveis (sólida, líquida e gasosa), se tem mantido constante ao longo dos tempos, pelo menos desde o aparecimento do homem. Tal quantidade de água está em permanente circulação entre os três grandes “reservatórios ” (estados liquido, sólido e gasoso) pelos quais se encontra distribuída através da variação da temperatura. O ciclo hidrológico traduz e descreve essa circulação da água nos seus três estados ou fases, sendo uma consequência do princípio da conservação da