Gestao de Negocios
APÍTULO 3
Projeto de Ação: Um Instrumento
Resultante do Cotidiano de Sala de
Aula
A partir da concepção do saber fazer, neste capítulo você terá os seguintes objetivos de aprendizagem:
33Conhecer um Projeto de Ação, definindo as informações indispensáveis para sua elaboração.
33Interpretar um Projeto de Ação, examinando desde sua esquematização até as reflexões decorrentes dele.
Metodologia do Ensino Superior
38
Capítulo 3
Projeto de Ação: Um Instrumento
Resultante do Cotidiano de Sala de Aula
Contextualização
O século XXI nos impõe constantes mudanças na forma de nos relacionarmos com os outros. Muitas vezes, é mencionado com sendo o Século do Conhecimento e da Informação. Nesse universo de conhecimento, informação e transformação se situa o processo de ensino/ aprendizagem na escola.
Nessa lógica, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõe, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus estudantes e com os conteúdos a serem trabalhados. O professor/ transmissor e o estudante/receptor de conteúdos entraram em falência na última década do século passado. Ao professor não basta saber transmitir conteúdos; é preciso saber promover a compreensão deles. “Não basta saber, é preciso saber fazer”!
O professor/ transmissor e o estudante/receptor de conteúdos entraram em falência na última década do século passado. Ao professor não basta saber transmitir conteúdos; é preciso saber promover a compreensão deles.
“Não basta saber, é preciso saber fazer”!
Figura 7 – Planejamento
Fonte: Disponível em: . Acesso em 17 jan. 09.
A figura 7 objetiva despertar uma reflexão para a importância do planejamento do professor e, ao mesmo tempo, a necessidade de socializar com seus estudantes.
Norteados por essas inquietações, é que iremos, nesta terceira parte de seu caderno de estudos, elucidar algumas