morfologia externa do coração
Colicigno (2009) ”o crescimento e a manutenção da vitalidade do organismo são proporcionados pela nutrição celular adequada”.
O escopo do sistema circulatório é levar material nutritivo e oxigênio às células.
O sistema circulatório é fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior, onde circulam humores. Os tubos chamam-se vasos, e os humores são o sangue e a linfa. Para que o sangue possa circular nos respectivos vasos, há um órgão no centro, chamado de coração, uma vez que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
Ademais, importante mencionar que o material nutritivo e oxigênio passam dos capilares para os tecidos, e produtos do resíduo metabólico, inclusive o gás carbônico, passam dos tecidos para o interior dos capilares. Alguns componentes do sangue e da linfa são células produzidas pelo organismo nos chamados órgãos hemopoéticos.
1. MORFOLOGIA EXTERNA DO CORAÇÃO
No entendimento de Colicigno (2009) o coração é um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
O tecido muscular que forma o coração é de tipo especial, tecido muscular estriado cardíaco, e constitui o miocárdio.
O coração está inserido no mediastino médio, dividido em duas metades, direita e esquerda, por um septo longitudinal orientado obliquamente. Em relação a essas duas metades, cada uma é constituída por uma câmara, chamada átrio (recebe sangue das veias) e ventrículo (dar impulso ao sangue para dentro das artérias).
Por curiosidade, o tamanho, a posição e a forma do coração podem variar de pessoa para pessoa. No mais, o coração de uma pessoa adulta mede aproximadamente 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura, com 6 cm de espessura.
O coração possui um ápice que se dirige na parte inferior, para frente e para a esquerda, e uma base. Base essa, que representa o coração com suas três faces: a esternocostal, ocupada pelo átrio direito, pela sua aurícula, à direita, e pelo ventrículo esquerdo, à esquerda;