gestao de impostos
Abertura do trabalho:
Nos dias atuais todas as empresas, para obterem o retorno almejado e se manterem no mercado, necessitam de controles eficientes para que os gestores possam estar a par do que está acontecendo. Neste contexto está inserida a contabilidade que é a responsável pela organização dos documentos referente a negociações efetuadas pela empresa, assim como o registro de todos os fatos ocorridos.
E para que a contabilidade possa estar bem organizada e em condições de fornecer as informações que seus usuários necessitam, naquele momento, ela precisa do auxílio do sistema de informação contábil.
Os sistemas de informações contábeis são instrumento que servem para agilizar as informações e o processo de comunicação entre as empresas e os órgãos fiscalizadores, obtendo relatórios mais precisos, otimizando a prestação dos serviços para com os clientes.
Introdução:
Em decorrência da grande quantidade de tributos no país, é necessário entender as formas de cálculos e as exceções tributárias para cada tipo de impostos. Dai a necessidade de um subsistema que possa detalhar de maneira eficaz as bases de cálculos para do tributo permitindo que a empresa possa realizar o gerenciamento eficaz do seu planejamento tributário promovendo uma redução custo no seu produto.
Pensando nisso se faz necessário contar com ferramentas que garantam a agilidade e confiabilidade nas informações geradas para facilitar a prestação de contas com o fisco, e facilitar o dia a dia nas organizações.
A Gestão de Impostos é destinada ao acompanhamento periódico da geração e recolhimento dos tributos da empresa, suas bases de calculo e impostos pendentes ou parcelados.
Objetivo
Os objetivos principais do subsistema de gestão de impostos é:
a) informar as bases de cálculo de incidência dos tributos;
b) informar as exceções das bases de calculo dos tributos;
c) permitir a gestão operacional dos tributos, na busca do impacto mínimo na empresa;
d) permitir a visão do