Gestao de estoques
CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE
GESTÃO DE ESTOQUES
A GESTÃO DE ESTOQUES NA MINIMIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS NO RAMO VAREJISTA
Presidente Prudente
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, busca-se abordar o controle de produtos e de estoques, analisando os métodos da empresa alvo, dentro de uma rede de supermercado, na área de varejo. Desta forma, destacando suas reais necessidades e suas propriedades de como os estoques permanecem em função na área de vendas.
Pode-se definir estoque como, é qualquer quantidade de material que seja armazenada para uso futuro, por algum intervalo de tempo, onde ocorre uma rotatividade dos mesmos, sendo em saídas e entradas, gerando dessa maneira a parceria de todos os demais departamentos a fim de serem trabalhados e realizados em conjunto. No comércio, o estoque pode ser definido como a quantidade de produto nas prateleiras e nos almoxarifados.
Contendo os principais objetivos do controle de estoques são: * - evitar desvios, perdas, validade e roubos; * - conhecer quais necessidades reais de reposição; * - identificar os itens que estão encalhados * - entender a influencia do estoque nos custos; * - administrar a necessidade de capital de giro * - influenciar “o que”, “quando” e “quanto” comprar.
Os estoques são criados quando o recebimento de materiais (insumos) parte em processo ou produtos acabados excede o seu consumo, isto é, quando a demanda for maior que a oferta fazendo com que a boa parte de suas mercadorias seja estocada.
O principal objetivo de uma empresa é, sem dúvida, maximizar o lucro sobre o capital investido em: fábrica, equipamentos, financiamentos, reserva de caixa e estoques, assim, espera-se que o dinheiro que está sendo investido em estoques seja o lubrificante necessário para a produção e bom atendimento das vendas.
O objetivo, portanto, da gestão de