Artigos
Caro leitor
é com imensa satisfação que recebemos a classificação da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS – enquanto Qualis Capes B1 — A nacional. Convém creditar esse reconhecimento a toda a equipe da RBHCS que com seu trabalho e dedicação tornaram possível esta conquista. Esperamos que esse crescimento venha repleto de ânimo e responsabilidade para continuarmos nossa trajetória.
Que possamos seguir os conselhos de Fernando Pessoa e jamais nos deixarmos ludibriar pela luz ofuscante da conquista, mas sim dar chama a nossa inquietação diante de novas oportunidades de melhorar e qualificar ainda mais a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Pois, já nos alertava o poeta lusitano: “Ficam satisfeitos, e satisfeito só pode estar aquele que se conforma, que não tem a mentalidade do vencedor. Vence só quem nunca consegue”. Portanto, que suas palavras impulsionem ainda mais a nossa busca pela excelência.
A RBHCS é fruto de uma idealização, que se tornou real, a custo da superação de muitos obstáculos. Desafios e percalços que passaram, e outros, que ainda surgirão em nosso caminhar. Porém, que sejamos capazes a jamais esquecermos quem somos e o que pretendemos ser: produtores e compartilhadores do saber humano.
A RBHCS é assim, nasceu da vontade de compartilhar saberes tanto da História quanto das Ciências Sociais, proporcionando maior visibilidade às pesquisas e ampliando os caminhos de reflexão que se produzem na interlocução entre as áreas. Desejamos que novos horizontes possam proporcionar o enriquecimento da RBHCS e, principalmente, que os conteúdos publicados possam enriquecer ainda mais os saberes da História & das Ciências Sociais.
Então, podemos apenas agradecer infinitamente aos membros do Conselho Editorial, pela orientação e direcionamento da RBHCS, aos membros do Conselho Consultivo pela avaliação criteriosa dos trabalhos, bem como aos pareceristas ad hoc que generosamente avaliam com elevada