Gestao de conhecimento
Resposta: A redundância é importante porque encoraja o diálogo freqüente e a comunicação. Isso ajuda a criar uma base cognitiva comum entre os empregados, facilitando a transferência de conhecimento tácito. A redundância também dissemina o novo conhecimento explicito através da organização para que possa ser internalizado pelos empregados. As empresas japonesas administram o desenvolvimento de produtos como um processo de sobreposição, onde diferentes divisões funcionais trabalham juntas em uma divisão laboral compartilhada.
2- Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Quais são elas?
Resposta: Barreiras individuais: Resistência a mudança da auto-identidade. Envolve a capacidade de lidar com novas situações, eventos, informações e contextos.
Barreiras Organizacionais: Problema com paradigmas da empresa. Insegurança com duvidas internas, medo de ir contra as normas da comunidade ou de arruinar relações estabelecidas e a necessidade de defender as próprias idéias, pode ser bastante difícil no momento de apresentar ou compartilhar os conhecimentos no grande grupo.
3- Cite 4 barreiras organizacionais para a criação do conhecimento.
Resposta: As quatro barreiras são:
a) Necessidade de uma linguagem legitimada: o conhecimento tácito deve se tornar explicito através do uso de uma linguagem comum que seja aceitável a todos os membros da organização.
b) Histórias organizacionais: é a memória organizacional de como as coisas funcionam fazendo com que as pessoas regulem seus comportamentos.
c) Procedimentos: de um lado representa soluções de sucesso para a solução de problemas e de outro define os passos do planejamento podendo funcionar contra a justificação publica das crenças.
d) Paradigmas da empresa: em geral, socializam os novos