Gestao da produção
Segundo Mintzberg, estratégia trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
A palavra vem do grego Stratègós (de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ) tendo como significado inicialmente “a arte do general”
Dependendo do contexto no qual ela é empregada, estratégia pode ter o significado de politicas, objetivos, táticas, metas, programas, entre outros, numa tentativa de exprimir os conceitos necessários para defini-la.
Segundo FAHEY (1999), poucas palavras são objeto de tantos abusos no léxico das empresas, são tão mal definidas na literatura gerencial e estão tão expostas a diferentes significados quanto à palavra estratégia.
Porém, esta é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial. Já nesse âmbito, estratégia consiste num conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. É o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização do mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. É um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ter.
Decisões estratégicas geralmente significam as decisões que: - Tem efeito abrangente na organização a qual a estratégia se refere; - Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente; - Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.
Fontes:
http://www.strategia.com.br http://pt.wikipedia.org http://www.si.lopesgazzani.com.br Administração da produção, cap. 3, pag 87.
2) Quais são as perspectivas contidas no conteúdo da estratégia da produção?
A estratégia da produção é, claramente, uma parte da estratégia geral da empresa, mas muitos autores que tratam do assunto possuem