Gestao Colaborativa
Gerson Levi Rissi
Joyce Carla Hirata Zotti
Leticia Aparecida Giusti
Mateus Silva
Thaiza de Souza
Gestão Colaborativa
Limeira – SP
2014
SUMÁRIO
1. Gestão Colaborativa 4
2. Quatro aspectos centrais para uma atuação mais efetiva e sustentável 5
I. Abordagem sistêmica e circular 5
II. Diálogo 5
III. Articulação em rede 5
IV. Funcionalidade dos arranjos e equipes 6
3. Case de sucesso 6
4. Bibliografia 9
1. Gestão Colaborativa
A Gestão Colaborativa é um modelo diferenciado que as empresas e instituições estão implementando, buscando-se assim um ambiente organizacional mais integrado e cooperativo, com mais parceria, diálogo, colaboração, qualidade de vida, propósito, responsabilidade e produtividade.
A gestão colaborativa nasce a partir da cooperação de profissionais com propósitos alinhados aos da empresa. Para que isso ocorra, os gestores precisam incentivar essas atitudes em sua equipe. Compartilhar metas, investir em capacitação interna e distribuir lucros são maneiras de as organizações reterem talentos, além de motivar sua equipe e solidificá-la.
O modelo colaborativo, no entanto, não se restringe somente a ensinar atividades, mas a reforçar princípios e valores da instituição. Dessa maneira, auxilia-se o convívio interpessoal e impulsiona o espírito de liderança entre a equipe.
O planejamento estratégico da equipe deve ser traçado em paralelo com o planejamento de carreira de todos os funcionários, ou seja, um trabalho planejado permite mais autonomia e flexibilidade, tanto nos prazos, custos e principalmente na motivação e rendimento do colaborador.
Uma comunidade colaborativa incentiva as pessoas a aplicar continuamente seus talentos singulares a projetos em grupo — e a ter, como motivação, uma missão coletiva, não só o ganho pessoal ou o prazer intrínseco da criatividade autônoma. Ao combinar um senso de propósito comum a uma