Resenha
CURSO: PNAE
PNAE: programa nacional de alimentação escolar.
PINHÃO /SE
2014
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
CURSO:PNAE
CURSISTAS: Josivânia Pereira dos santos
Jussilene dos santos
Data: 14/10/2014
TUTORA:SUZI SILVA REZENDE
PINHÃO /SE
2014
RESUMO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas .É primordial conhecer cada programa social de alimentação, para que cada vez mais seja adquirido novos conhecimentos sobre a matéria de Nutrição tendo uma visão também dessa relação saúde X sociedade. O PNAE tem o objetivo de suprir no mínimo 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos do sistema público de ensino, contribuir para uma melhor aprendizagem e favorecer a formação de bons hábitos alimentares em crianças e adolescentes. Para povos indígenas e remanescentes de comunidades quilombolas o percentual das necessidades nutricionais diárias a serem supridas é de 30%, pelo fato destes povos viverem em situação de risco de insegurança alimentar.
Os recursos financeiros provêm do Tesouro Nacional e estão assegurados no Orçamento da União. O FNDE transfere a verba às entidades executoras, em contas correntes específicas abertas pelo próprio FNDE, sem necessidade de celebração de convênio, ajuste, acordo, contrato ou qualquer outro instrumento.
INTRODUÇÃO
O programa nacional de alimentação escolar (PNAE) , do governo federal garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios a alimentação escolar dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental .Seu objetivo e atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua