gestaltiamo

595 palavras 3 páginas
ESUMO
GESTALTISMO
Gestaltismo, ou simplesmente Gestalt, é uma teoria da percepção visual da forma. Surge a partir do final do séc XIX na Alemanha e sua base é a psicofísica (estudo das sensações). A tentativa de visualização do movimento marca o início da escola mais conhecida da psicologia da gestalt e seus pioneiros foram Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Köhler os fundadores em 1912. Um dos seus principais representantes foi Max Wertheimer onde demostrou que quando a representação de determinada frequência não é transposta se tem a impressão de continuidade e chamou o movimento percebido em sequência mais rápida de "fenômeno phi".
A Gestalt afirma não se pode ter conhecimento do TODO através das partes, e sim das partes através do TODO. “O Todo é diferente da soma de suas partes”. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento e um encosto. Uma cadeira é tudo isso, mas é mais que isso: está presente na nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos particulares.
O conceito de insight é de suma importância para a Gestalt. É definido como um evento cognitivo no qual a relação e a ligação de eventos psicológicos conferem forma à figura e fazem com que o sujeito compreenda a figura formada.
Dentre os conceitos básicos, tem-se:
Fechamento: Os elementos são agrupados e eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um. Exemplo: Em um desenho apenas pontilhado, conseguimos identifica-lo com facilidade.
Simetria: Mesmo com a inclinação da simetria em objetos, conseguiremos identificá-la. E os simétricos são identificados com mais facilidade de que os assimétricos.
Regularidade: O cérebro se fixa nos padrões visuais para criar agrupamentos e criar um ordenamento a partir desses grupos
Equilíbrio: Formas diferentes podem apresentar sensação de “peso” diferente.
Estabilidade: Algumas formas são menos estáveis que outras, essa percepção tem relação direta com nossa experiência na

Relacionados