gestalt
A Gestalt.
A psicologia da Gestalt ganha destaque entre as abordagens psicológicas por causa sua coesão e coerência. O termo Alemão Gestalt não tem uma tradução precisa para o português, sendo que a mais próxima seria forma ou configuração.
Considerados seus antecessores, o físico Ernst Mach (1838-1916), e o filósofo e psicólogo Christian von Ehrenfels (1859-1932), ainda influenciados pelas teorias psicofísicas, desenvolveram seus estudos com base em dados físicos e psicológicos, sobre sensações de espaço-forma e tempo-forma. Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) baseados na psicofísica, relacionavam a forma e a sua percepção, começando seus estudos pela percepção e movimento, principalmente nas questões psicológicas envolvidas com a ilusão de ótica, que é quando um estimulo físico é percebido de forma diferente pelo sujeito.
A Gestalt tem o mesmo objeto de estudo que o behaviorismo, o comportamento, só que encarados de maneiras diferentes. Enquanto os behavioristas se preocupam somente com estímulos no ambiente e resposta no individuo, os gestaltistas levam em consideração a percepção da pessoa que não é uma coisa uniforme em todas as pessoas. Para a Gestalt o behaviorismo esta preocupado com o comportamento de forma isolada, enquanto ela leva em consideração a busca do fechamento, simetria e regularidade, mostrando que o comportamento deveria ser estudado de forma global.
A análise da percepção leva a ideia de que o modo de como percebemos os estímulos é que determina como será nosso comportamento. Por isso que um comportamento não é obtido com o mesmo estímulo em ambiente diferentes, já que mudam o modo de percepção do sujeito. Para interpretarmos algo percebido é preciso que ele tenha uma boa-forma, que é ter equilíbrio,