gesta de pessoas
A área de Recursos Humanos ao longo do desenvolvimento das estruturas organizacionais de forma geral passou por um profundo processo de mudança. Deixando de ser mecanicista e divisor, isolando o empregado a obedecer e o chefe a controlar. Recursos Humanos tornou-se a área mais importante dentro de uma organização, após as mudanças e a eliminação do processo metódico “(...) os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores” (SOVIENSKI E STIGAR), esse novo modo influencia totalmente na produção da organização, gerir pessoas não segue as visões mecanicistas e metódicas, significa valorizar o conhecimento dos componentes da empresa de forma isolada, e ao mesmo tempo generalizada em prol do beneficio da empresa.
Recursos Humanos
Uma empresa é formada e gerida por seu capital humano, a área de Recursos Humanos é a que está com a atenção voltada para as pessoas componentes da empresa. A divisão do setor de recursos humanosde departamento de pessoal e suas funções aconteceram entre os anos de 1950 e 1990.
Após isso O DRH (Departamento de Recursos Humanos) passou a ser o mais importante recurso organizacional e fator determinante para o sucesso empresarial, juntamente com tarefas operacionais e burocráticas. Esse departamento passou a cuidar também do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas e sindicais. (AZEVEDO, HABER, MARTINS, p.4 )
Com o intuito de extrair de seus colaboradores não apenas a produção convencional mas também as contribuições intelectuais para a organização, após a explosão da era da informação da década de 90 o capital intelectual passou a ser mais valorizado que o capital financeiro para a empresa .
Pode dividir o processo de gerir pessoas de acordo com Chiavenato (2004) em uma organização em seis sistemas:
Processo de manter pessoas: disciplina, higiene, segurança, e qualidade de vida, relação com sindicatos;
Processo de monitorar pessoas: SIG,