gesta de pessoas
A remuneração variável (RV) é um conjunto de instrumentos de recompensa variável que complementam o salário fixo do trabalhador. Exemplos disso seriam: as comissões sobre vendas, os prêmios por produção e outras formas similares.
Geralmente, a RV é condicionada ao desempenho profissional individual do empregado, de uma equipe de empregados ou da empresa como um todo. A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de desempenho ou outros meios de análise contábil.
Implantar a remuneração variável em algumas áreas da empresa é uma das grandes medidas que o empreendedor pode tomar para acelerar seu crescimento. Um salário variável oferece duas grandes vantagens. Primeiro, ao permitir a meritocracia, em que os bons funcionários ganhem mais, esse sistema ajuda a reter e atrair grandes talentos para a companhia. Segundo, estimula todos os empregados envolvidos na remuneração variável a sempre se esforçarem mais e darem mais resultados, pois parte disso será revertida para seu salário.
Mas, se o salário variável pode trazer vantagens para quem o implantar, muitos também são os perigos em que o empresário pode incorrer. Uma remuneração variável implantada de maneira incorreta é muito pior do que um salário fixo. Se a proposta variável não for muito bem pensada e assertiva, será preferível que se mantenha simplesmente um salário tradicional.
Remuneração variada
(conceito individual criado após a pesquisa acima)
Eu diria que remuneração variada é uma forma eficaz de desenvolver as maiores habilidades e motivações dos colaboradores de uma empresa em prol de benefícios mútuos.(empresa e funcionários)
É uma excelente estratégia para crescimento mas deve ser muito bem planejada .
Eu citaria como exemplo de remuneração variada a aplicação de comissão sobre vendas, assim como prêmios motivacionais de acordo com metas estabelecidas pela empresa mensalmente.
‘’Um estímulo variável que não esteja totalmente