Gesta contemporanea
1- A) O caso de Almir se explica devido ao fato dele nunca ter desejado deixar de ser técnico. Uma das motivações de trabalho dele era o trabalho de pesquisa científica e ao retirarem ele dessa função, não houve salário ou prestígio de posição dentro da organização que o motivasse, já que o que gostava mesmo de fazer era ser pesquisador. B) Almir exerceu o estilo de liderança voltado para pessoas, pois se preocupava em criar oportunidades de desenvolvimento de seu pessoal, mas por também ser técnico nunca deixou de dar a orientação técnica que a equipe precisava para alcançar os objetivos da tarefa, equilibrando os tipos de liderança e se tornando um exemplo de líder.
2- A) A rentabilidade da empresa MNF vinha caindo já havia algum tempo, e nos últimos seis meses prejuízos significativos vinham se acumulando mês a mês. Chegou-se a conclusão que precisava ser reformulado o sistema contábil-orçamentário.
B) A par de algumas decisões imediatas que foram sendo tomadas, ou pela experiência, ou com base em alguns levantamentos “especiais” de informações. Foi liderado um esforço de diagnóstico e revisão dos critérios e sistemas existentes, com uma equipe composta por um especialista em custos e orçamentos que havia contratado, um analista de sistemas e um engenheiro, designado pelo Diretor Industrial.
C) Assim que as propostas foram apresentadas, as discussões na Diretoria foram-se tornando muito mais difíceis. O Diretor Industrial considerava pouco apropriado naquele tipo de indústria a implantação de custo padrão. O Diretor de marketing não concordava com certos critérios de mensuração de rentabilidade. Nos meses subseqüentes instalou-se terrível polemica na MNF, onde Diretores e Gerentes das áreas de Marketing, Industrial, Suprimentos e Engenharia diziam que os relatórios do sistema não eram confiáveis. Isso tudo gerou um grande desentendimento entre as partes da empresa, até a decisão de