Gest O
Loïc Wacquant nasceu na França, em 1960. É de uma família de classe média intelectual e estudou na escola pública de sua aldeia, para depois estudar no grande liceu da cidade vizinha, Montpellier. Formou-se e mudou-se para Paris, onde estudou economia industrial na École des hautes études commerciales de Paris (HEC) por algum tempo. Por não querer ser um gestor empresarial, logo desencantou-se com o curso. Aos vinte anos, um amigo convidou-o para assistir uma conferência com Pierre Bourdieu sobre "questões de política" e foi nesse dia que descobriu que queria estudar sociologia. A partir de então, começou a cursar sociologia paralelamente em uma universidade pública.
Terminado seu curso de economia, recebeu uma bolsa de doutorado para os Estados Unidos, onde estudou por um ano na Universidade da Carolina do Norte e decidiu-se de vez pelo campo da sociologia. Foi lá que conheceu Gerhard Lenski e Craig Calhoun, que o encorajaram a seguir os estudos na área. Em seguida, partiu para a Nova Caledônia por dois anos, onde realizou serviço militar como assistente técnico, o que lhe proporcionou um período de formação sociológica prática. No final de sua estadia caledoniana, obteve uma bolsa de quatro anos para fazer doutorado na Universidade de Chicago.
Loïc Wacquant é professor de Sociologia e pesquisador associado do Institute for Legal Research na Boalt Law School da Universidade da Califórnia. Também é pesquisador do Centre européen de sociologie et de science politique em Paris.
Seus interesses passam pelos estudos comparativos sobre marginalidade urbana, dominação étnico-racial, pugilismo, o Estado penal, teoria social e a política da razão.
Já ministrou aulas em Los Angeles, Rio de Janeiro, Paris, Nova York e Viena. Seus artigos já foram publicados em revistas de sociologia, antropologia, criminologia, teoria social, estudos feministas, políticas sociais, filosofia, psicologia, educação física, literatura, arquitetura, estudos da cidade