GEST O
O processo de Controle da Qualidade Total teve sua origem nos Estados Unidos, idealizado pelo Dr. Armand Feigenbaum em 1956. Todavia, o seu desenvolvimento até o estágio atual foi realizado pelos japoneses quando tiveram acesso a ferramenta do TQC, disponível no bojo de medidas e adotadas com o objetivo de recuperar a economia japonesa que foi praticamente destruída durante a segunda guerra mundial. (GALVANINE, 2002).
Campos (1992) apud Fiates (1995) define o TQC no modelo japonês como um sistema gerencial que, com o envolvimento de todas as pessoas em todos os setores da empresa, visa satisfazer suas necessidades, através da prática do controle da qualidade. De acordo com Fiates (1995), de forma e em momentos diferentes, a empresa interage com consumidores, acionistas, empregados e por último com a comunidade na qual está situada. Tendo como premissa básica que o objetivo principal de uma empresa é a sua sobrevivência, o TQC vai buscar isto através da satisfação das pessoas.
Para o autor Ernest (1993) apud Fiates (1995), o TQC consiste na criação de uma vantagem competitiva sustentável, através do constante aprimoramento do processo de identificação e atendimento das necessidades e expectativas dos clientes quanto aos produtos e serviços requeridos, e da utilização eficiente dos recursos existentes de modo a agregar o máximo de valor ao resultado final. E os objetivos da utilização deste método gerencial são: garantir uma maior satisfação do cliente; melhorar a qualidade do atendimento; maior eficiência e produtividade; maior integração do pessoal;