GEST O ESCOLAR
ANDREIA
GESTÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS
CUBATÃO
2015
FACULDADE BRASIL
ANDREIA
GESTÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS
Monografia apresentada como exigência do curso de Pós-Graduação para obtenção do titulo de Gestão Escolar sob orientação da Professora Juliana Silva.
CUBATÃO
2015
EPÍGRAFE
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire).
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha diretora Alaíde que contribui de forma muito importante para que meu sonho pudesse ser concretizado.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus, meu filho Gabriel e meu marido Washington, por estarem presentes em todos os dias da minha vida sendo meu alicerce e incentivo para me fazerem trilhar rumo a esta conquista.
RESUMO
O estudo se refere à história da gestão educacional no Brasil e trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Seu objetivo é analisar historicamente como foi constituído o papel do gestor escolar para fundamentar trabalhos que tratem da temática de gestão escolar especialmente no âmbito público. A composição histórica deste processo se torna relevante para que as discussões acerca da gestão escolar sejam devidamente compreendidas e analisadas considerando-se aspectos fundamentais que acontecem na atualidade. O marcos de sua constituição está na educação jesuítica, bem como, as mudanças em decorrência do crescimento da população. A industrialização do país também compõe este cenário marcante da educação brasileira, fazendo crescer não só a indústria, mas, propiciando um novo modelo de educação que a demanda exigia, iniciando o processo de democracia e a descentralização do poder nas escolas.
Palavras Chave: Gestão Educacional. Gestor Escolar. Democracia.
ABSTRACT
The study refers to the history of education management in Brazil and it is a