APOSTILA CEREAIS 1
Etimologia
O português trigo, respectivamente de 1112 e de 964 (no português arcaico a forma trigo), é o lat. triticum, 'trigo'. O italiano grano, frumento, francês blé, c. 1080, e o inglês wheat, alemão, Weizen, ambos do séc. IX, de origem germânica.
Conceituação
Cereais são uma espécie vegetal da família das gramíneas. O trigo - família das gramíneas (ver), do gênero triticum, que compreende cerca de 24 espécies, das quais as mais extensivamente cultivadas são T. aestivum e T. durum. É o cereal mais importante na alimentação humana, nas regiões de clima temperado. O arroz, seu mais próximo concorrente, e o milho predominam nas regiões tropicais.
Trigo – Triticum vulgare
Arroz – Oriza sativa
Cevada - Hordeum vulgare
Aveia – Avena sativa
Centeio _ Secale cereale
Milho – Zea mays
O trigo é o mais importante dos cereais devido sua adaptação a todo tipo de terreno e a diferentes climas. As espécies mais importantes sob o ponto de vista comercial são do Gênero Triticum: T vulgare e T. durum.
Características
O fruto é uma cariopse, pequena, seca, indeiscente, com uma única semente, fino pericarpo, embrião e endosperma. Tem cor vermelha, branca ou intermediaria, quando o endosperma é vítreo, a cor é mais escura; quando farinhoso, mais clara.
A planta é anual, com ciclo de cerca de 90 a 180 dias, conforme o ambiente e o genótipo. O porte vai de 20cm a cerca de 2m de altura. Há variedades que necessitam de frio, sem o que não completam seu ciclo e outras cuja floração depende da duração do dia.
CARIOPSE - fruto proveniente de um gineceu monocarpelar e uniovulado. Possui uma semente, estando esta aderente ao pericarpo (característico das espécies da família Gramineae ou Poaceae, como é o caso do trigo, milho, centeio, etc.)
Composição Química do Trigo
A umidade é variável depende do clima e do ambiente onde está cultivado e pode ser:
8% em climas secos
17-18% em climas úmidos – neste caso deve submeter o grão a secagem antes do armazenamento.
Min
Max