Gest O Escolar
GESTÃO ESCOLAR
SÃO PAULO
2014
ELIZETE DE OLIVEIRA SANTOS
GESTÃO ESCOLAR
Atividade do curso de graduação de Pedagogia, da Universidade Braz Cubas.
Orientador: Prof. Francisco Carlos Franco
São Paulo
2014
1. Gestão Educacional
A gestão escolar representa uma dimensão importantíssima na Educação, uma vez que por meio dela, observa-se a escola e seu contexto globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente (LÜCK, 2002).
Com esta demanda, a autora relata que o sentido de Educação e de escola se torna mais complexo e requer cuidados especiais. O aluno não aprende apenas na sala de aula, mas na escola como um todo, pela maneira como a mesma é organizada e como funciona; pelas ações globais que promove; pelo modo como as pessoas nela se relacionam; como a escola se relaciona com a comunidade; pela atitude expressa em relação às pessoas; aos problemas educacionais e sociais e pelo modo como nela se trabalha.
Conforme Libâneo; Oliveira; Toschi (2005) as organizações e os processos de gestão assumem variados encaminhamentos de acordo com finalidades sociais e políticas da educação relacionadas com perspectivas de sociedade e formação de alunos.
1.1 A muitas diferenças entre os modelos de gestão uma delas é que no modelo de gestão autoritária a escola é centralizada em apenas um individuo que deve prestar contas pelos resultados conseguidos, onde acaba sendo responsável pela concretização de metas e objetivos, todas as decisões são tomadas por ele e no caso de sua ausência o que vem embaixo da hierarquia e que assume a direção, sendo assim as decisões são tomadas de cima para baixo, dando o poder e autoridade nos sistemas educativo. Nesta gestão a um rígido sistema de normas, regras e procedimentos estabelecidos pela instituição. Já na gestão democrática o intuito e buscar atender expectativas de uma sociedade em