Gest O De Tratamento De Efluentes
Contra Capa
Sumário
1 –Introdução(acrescentar mais informação)
Os seres vivos, tem por sua necessidade fisiológica alimentar-se e usar os recursos naturais, para subsistir. Contudo, fazendo isso é inevitável não gerar resíduos que não serão aproveitados naquele consumo. Dando principal enfoque ao ser humano, que é o ser vivo que mais gera resíduos (lixo), tanto doméstico como industrial ele despeja estes em esgotos, esse material despejado em esgotos chama-se efluentes, que é toda água residuária gerada pelas atividades domésticas ou industriais.
2 – Conceito e Características dos efluentes
Os esgotos ou efluentes oriundos de uma cidade são originados, basicamente, de atividades industriais e de atividades domésticas (incluem-se aqui residências, comércios, instituições, entre outros).
A composição dos efluentes industriais varia em função do tipo de indústria de onde são provenientes, podendo conter elevada carga de compostos orgânicos, elevada carga de compostos inorgânicos ou de ambos.
A composição dos efluentes sanitáriosou domésticos varia de acordo com o uso ao qual a água foi submetida. Os principais fatores que podem influenciar a composição são o clima, a situação social e econômica e os hábitos da população.Mesmo com composição variada, os efluentes sanitários geralmente contêm cerca de 99,9% de água, sendo o restante correspondente aos sólidos orgânicos e inorgânicos, e aos microrganismos, que juntos representam toda carga poluidora. Assim, devido à fração de 0,1% de carga poluidora presente nos efluentes é necessário tratar os esgotos antes de lançá-los nos corpos d’água.
O uso do ambiente natural na gestão dos esgotos domésticos geralmente se dá em detrimento da saúde dos ecossistemas, que muitas vezes causam danos à própria saúde humana. É comum que rios e lagos sejam utilizados para o transporte e a diluição dos esgotos domésticos, o que pode resultar em grandes impactos