Estudo comparativo da Taxa de Natalidade x Expectativa de vida Brasileira
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de dados demográficos da população brasileira. Teremos como base alguns dados do IBGE e Censo-2010, entre outros veículos. A importância deste trabalho para nós alunos é conseguirmos trazer o conhecimento obtido em sala de aula para nossa análise dos dados onde com essa bagagem transmitida pelo professor se torna possível a mensuração dos dados e a elaboração de opiniões sobre o tema na qual estão embasadas em conhecimento teórico.
1. Fecundidade no Brasil
1.1 Número de Filhos por Mulher
O Brasil atualmente possui uma média de 1,90 filhos por mulher, número assustador de baixo comparado a décadas anteriores por exemplo. Esse número não é capaz de repor a população que garantiria a substituição de gerações. Outro fator que tem grande influência nessa queda é o decréscimo da população brasileira.
1.2 Diminuição de filhos por mulher
Segundo dados do Censo Demográfico 2010, o Brasil mostrou queda de 69,2% na sua taxa de fecundidade comparando de 1940 à 2010. Apesar da distância dos anos, dados mostram que a tendência é que esses números continuem diminuindo. A taxa de fecundidade do país chegou a 2,38 filhos por mulher, porém em 2000 apresentou uma queda de 20% na última década chegando a 1,9 filhos por mulher.
Além dos dados apresentados acima, é possível fazer uma análise com diversos fatores que possam ter influenciado na queda dos números apresentados e serão apresentados ao longo do trabalho. Por exemplo: O alto custo para criar um filho; o envelhecimento da população; taxa de analfabetismo e falta de instrução;número de pessoas solteiras.
1.3 Taxa de Fecundidade por Regiões do Brasil
A tabela acima mostra dados do IBGE e Censo Demográfico de 2000 e 2010 referente a queda da taxa de fecundidade separada por regiões do país. A taxa de fecundidade apresenta queda em todo país, as maiores quedas foram registradas no Norte e no Nordeste, regiões que chegavam a 2,47 filhos por mulher em 2010