Gest O De Riscos
Decorre da possibilidade de perdas que podem ser ocasionados por mudanças no comportamento das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.
Uma variação muito grande ou inesperada de um desses elementos pode levar a instituição a grandes perdas ou até mesmo á falência. É fundamental o gerenciamento desses riscos com a finalidade de evitar grandes perdas.
São mensurados pelas mudanças nos resultados ou no valor das posições assumidas. Exemplo: quando uma empresa anuncia que fechará o ano com prejuízo, aumenta o número de acionistas dispostos a vender suas ações. Assim como em qualquer outro mercado, se há mais gente querendo vender (mais oferta), o preço cai.
RISCO DE CRÉDITO
Define-se como risco de crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto á clientes em decorrência da incapacidade econômica financeira destes mesmos clientes.
As grandes instituições financeiras passaram a desenvolver e implementar técnicas de avaliação e mensuração do risco de crédito, atribuindo ratings , que representam a opinião sobre a capacidade de cumprimento dos compromissos financeiros.
Exemplo: você está aderindo ao risco de uma instituição financeira quando compra CDBs daquele banco, assim como está aceitando o risco de crédito de uma empresa quando compra debêntures daquela companhia
RISCO DE LIQUIDEZ
Advém de situações em que uma entidade interessada em transacionar um dado activo, não consegue faze-lo porque não consegue achar outra entidade interessada em tomar o lado contrário do trade á um preço razoável. O risco de liquidez é um risco financeiro devido a incerteza de existir liquidez.
A política de gerenciamento de risco de liquidez estabelece princípios , diretrizes e responsabilidades para a gestão de risco de liquidez do conglomerado, em conformidade com as práticas de controle do risco de liquidez.
Exemplo: