GEST O DE RISCOS
É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
O OBJETIVO GESTÃO DE RISCOS
É avaliar as incertezas de forma a tomar a melhor decisão possível.
De certa forma, toda gestão de risco e toda tomada de decisão lida com esta situação, e os seus benefícios dão as melhores decisões, menos surpresa, melhora no planejamento, no desempenho e na efetividade, além da melhora no relacionamento com as partes interessadas. IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS
-Uma das etapas mais críticas, pois os riscos não identificados não serão analisados nem tratados.
- A identificação dos riscos envolve a identificação das ameaças, dos controles existentes, das vulnerabilidades e das consequências. PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO.
-ESTIMATIVA DE RISCOS: São produzidos dados que irão auxiliar na decisão sobre quais riscos serão tratados e as formas de tratamento com melhor eficiência de custos.
-AVALIAÇÃO DE RISCOS: tomar decisões, baseadas nos resultados da análise de risco (Identificação e Estimativa de Riscos). É necessário definir as prioridades e a real necessidade de tratamento dos riscos analisados.
PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO
-TRATAMENTO DO RISCO: envolve a identificação de opções de
tratamento, avaliação destas opções e a preparação para a implementação dos tratamentos selecionados.
-ACEITAÇÃO DO RISCO: é feita a partir da análise do risco
residual. É conveniente que a decisão de aceitar os riscos seja formalmente registrada, junto com a responsabilidade pela decisão TIPOS DE RISCO.
I.Mercado
II. Liquidez
III. Operacional
IV. Jurídico