Gest O De Res Duos
EDERSON DOMINGUES.
08/09/2010
Transformações significativas no ambiente competitivo, que vem ocorrendo nas últimas três décadas, têm pressionado as empresas a considerar cada vez mais, com empenho e comprometimento, o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, tanto em uma
perspectiva atual, como futura. A Tetra Pak, constitui, assim, um caso interessante de ser analisado sob a ótica da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável, pelas características do seu produto. O que se busca é o entendimento sobre qual é a forma de atuação da organização estudada em termos de gestão ambiental e quais os efeitos dessa atuação para a própria organização e para os atores sociais ao seu redor, através da comparação entre a realidade percebida e as idéias presentes na breve revisão bibliográfica realizada sobre o assunto.
1. INTRODUÇAO
1.1 Justificativa
A escolha pela área de embalagens baseou-se na problemática atual de que este setor vem sendo considerado como um dos grandes responsáveis pela preservação ambiental, devido ao aumento dos produtos industrializados, especialmente os alimentos líquidos e semilíquidos em embalagens cartonadas assépticas, mais conhecidas como "longa vida".
A Tetra Pak, constitui, assim, um caso interessante de ser analisado sob a ótica da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável, pelas características do seu produto. A embalagem em si é um dos pontos que tornam mais vulneráveis os desempenhos deste
tipo de empresa, em termos ambientais, sendo que um grande número de produtores tem procurado melhorar este item, com soluções menos impactantes ao meio ambiente e tentado ampliar cada vez mais os ciclos de reciclagem e o uso de matéria-prima reciclada na produção. Se a embalagem é vista como um dos principais campos de ação de melhoria ambiental, merece destaque, então, a empresa cujo produto principal é o próprio material de embalagem.
1.2 Definição do problema de