RELATO RIO I Op1
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TECNOLOGIA
DISCIPLINA: OPERAÇÕES UNITÁRIAS NA INDÚSTRIA QUÍMICA I
PROFESSOR: JADNA CATAFESTA
ALUNOS: CAMILA DENISE RAIMANN
LUIS ALBERTO PASETTO
RUY TÉRCIO FLACH DE LIMA
MAICON RENOSTO
GABRIELA ANTONIOLLI
PRÁTICA 1: MOAGEM E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
CAXIAS DO SUL, 16 DE MARÇO DE 2015.
INTRODUÇÃO
A análise granulométrica é realizada com peneiras padronizadas quanto á abertura das malhas e à espessura dos fios que são feitas.
As séries de peneiras mais importantes são:
- British Standard
- Institute of Mining and Metallurgy
- National Bureau of Standards
- Série Tyler
No Brasil a mais utilizada é a série Tyler que se constitui de 14 peneiras, cuja base é uma peneira de 200 malhas por polegada (200 mesh), feita com fios de 0,053 mm de espessura , sendo que sua abertura livre consiste em 0,074 mm.
O processo consiste em colocar uma amostra sobre a peneira mais grossa da série e manter o conjunto, ordenado em ordem decrescente de abertura, em agitação por um tempo determinado, podendo assim analisar as frações retidas em cada peneira e na panela, recipiente que é colocado abaixo das peneiras para reter os grânulos que passarem por todas as peneiras.
A moagem serve para desfragmentar materiais e diminuir o tamanho dos grânulos a ser analisados. Os mais conhecidos são os centrífugos de atrito, de bolas, de barras e tubular.
O moinho de bolas, que é utilizado na prática consiste de um tambor cilíndrico rotativo com o comprimento igual ao seu diâmetro e o material que se utiliza para moer são bolas de porcelana e geralmente ocupa de 30 a 50% do volume do moinho. A parte interna do mesmo é feita de material resistente a abrasão sendo lisas ou dentadas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, com o auxilio de uma balança de precisão, pesou-se 200gr de areia, cada peneira da série de Tyler utilizada e a panela utilizada na serie. Despejou-se a quantidade de areia na peneira mais