Gest O De Res Duos Industriais
Industriais
Gestão de Resíduos Industriais
É um conjunto de ferramentas que visa controlar a produção de resíduos sólidos e industriais de acordo com a legislação ambiental vigente, atingindo um equilíbrio entre a necessidade de produção e seu impacto ambiental.
Alguns tipos de
RESÍDUOS
Pneu, Plásticos, pilhas e baterias, etc.
Legislação
Muitos casos de negócios que perdem valor por conterem resíduos tóxicos mal gerenciados, o famoso
“passivo ambiental”, que entra diretamente na conta de quem deseja vender seu negócio ou comercializar os seus produtos. No
Brasil, além de desvalorizar o seu negócio a gestão inadequada de resíduos é crime ambiental
A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 225, parágrafo
3º, estabelece que:“As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores,pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados ao meio ambiente, como contaminação de lençóis freáticos, contaminação de solos e poluição do ar.
A reparação desses danos é mais difícil é mais cara que a prevenção, que pode ser feita através da gestão adequada dos resíduos, tem como órgãos fiscalizadores, IBAMA,
Ministério Público, Delegacia de Meio Ambiente.
PNMA : Programa Nacional de Meio Ambiente segundo ele, licenciamento ambiental é obrigatório para atividades que produzem resíduos sólidos.
CONAMA: O Conselho Nacional de Meio Ambiente é o responsável por estabelecer critérios para os tipos de tratamentos de resíduos.
PLANO DE GESTÃO DE
RESÍDUOS
1. CONHEÇA OS
RESÍDUOS:
Onde e quais são os processos que geram os resíduos? 2.
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS:
3. Quantificação: A determinação da quantidade de resíduos gerados, será importante para definição do processo de transporte e armazenamento, e analise financeira para destinação final.
4. Manuseio e
5.
Acondicionamento:
Pré-Tratamento
6. Destinação Final