Gest O De Pessoas
Orienta as relações interpessoais e o comportamento humano no ambiente de trabalho. Pode ser nomeada também como Gestão de Talentos e tem como objetivo a otimização dos recursos humanos e tecnológicos.
A Gestão de Pessoas é situacional e contingencial, pois ela depende das seguintes variáveis: cultura organizacional, a estrutura da organização, o contexto ambiental, processo interno, tecnologias utilizadas, dentre outras.
Chiavenato (2014, p.10) diz que a Gestão de Pessoas baseiam-se nas seguintes fundamentações:
a) Pessoas devem ser vistas como seres humanos;
b) Elas impulsionam e ativam os recursos organizacionais;
c) São capazes de elevar a organização à excelência;
d) Com competência conduzem ao sucesso organizacional;
e) O capital humano é o principal ativo da organização.
Essas fundamentações tornam a organização mais consciente e atenta as perspectivas de seus colaboradores.
1.1 PROCEDIMENTOS ADMISSIONAIS
Primeiramente deverá ser feito anúncios em jornais e distribuir panfletos na região para ser feita a seleção do colaborador que terá as características desejadas para o cargo.
Com o colaborador selecionado sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, serão solicitados os documentos para formalizar a admissão, tais como: Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, documentos pessoais do colaborador e se houver, de seus dependentes, atestado médico de capacitação social, e no caso de motorista, será exigido Carteira Nacional de Habilitação – CNH categoria “C”.
1.2 CONTRATO DE EXPERIÊNCIA
O contrato de experiência terá o prazo de 60 dias podendo ser prorrogado por mais 30 dias, não ultrapassando os 90 dias exigidos pela CLT. Deverá ser feito em livros ou registros como anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.
Esse período é de suma importância para que seja observado alcance das expectativas tanto do colaborador, quanto do empregador.
1.3 FOLHA DE PAGAMENTO
Conforme Oliveira (2014, p. 7) o