Gest o de marcas globais
GESTÃO DE MARCAS GLOBAIS
GESTÃO DE MARCAS GLOBAIS – Anheuser-Busch Inbev
APRESENTAÇÃO
A Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev) é uma companhia americana-belga-brasileira. Sua formação ocorreu em dois momentos: primeiramente no ano de 2004, através da fusão da empresa brasileira Ambev e da belga Interbrew. Depois no ano de 2008 quando adquiriu a americana Anheuser-Busch, dona da Budweiser, a cerveja mais vendida nos Estados Unidos.
A empresa possui capital aberto com sede em Leuven – Bélgica. É a maior cervejaria do mundo e está entre as cinco maiores empresas de bens de consumo do planeta. A primeira cervejaria do grupo, a belga Den Hoorn, também de Leuven, foi fundada em 1366, sendo uma das cervejarias ativas mais antigas da Europa.
A preocupação em criar e manter laços com seus consumidores permeia seu crescimento e desenvolvimento e se mostra através de seu portfólio. Atualmente a companhia conta com mais de 200 cervejas, diversificando assim sua gama de produtos de maneira a agradar aos paladares dos consumidores das mais diversas nacionalidades.
Atualmente a empresa conta com aproximadamente 155.000 empregados distribuídos em 25 países. Em 2014 seu faturamento atingiu U$43,2 bilhões.
1. Análise do portfólio de marcas da empresa
A) Arquitetura de marca
Sistema predominante: arquitetura de marcas independentes, ou seja, uma marca não estabelece relação nenhuma de identificação ou sinergia com as outras. Assim, para o consumidor final, aparecem como empresas completamente independentes uma das outras.
A vantagem desse modelo é que uma vez ocorrido um problema com um produto, o mesmo não afetará o restante do portfólio da empresa. Outra vantagem é que se porventura a empresa decidir lançar um produto completamente diferente do portfólio que possui hoje, ele não será associado diretamente ao nome da empresa e terá mais chances de ser aceito. A desvantagem é que não existe a possibilidade de potencializar os