Ce870948 C42b 404a Ae99 4f36d1281d46

2152 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 0
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 1
3 JUSTIFICATIVA 3
4 OBJETIVOS 9
4.1 GERAIS 9
4.2 ESPECÍFICOS: 9
5 METODOLOGIA 10
5.1 MÉTODO DE ABORDAGEM 10
6 CRONOGRAMA 11
7 RESULTADOS ESPERADOS 12
8 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: questão social a ser discutida. Este trabalho propõe, através de uma metodologia científica, o estudo da real do enfrentamento que ocorre em dias atuais do descaso contra as pessoas idosas e mostrar aqui como seus direitos devem ser cumpridos.
O tema da violência atualmente ganha o cotidiano da vida dos indivíduos e grupos sociais, da mídia em geral e das relações entre Estado, sociedade e organizações sociais no mundo e no Brasil. Muitos estudiosos têm se debruçado a entender esse fenômeno social que não é novo, mas que ganhou intensidade, volume e amplitude, sobretudo pós-décadas de crise e que têm o ápice nos finais dos anos 80 do século XX.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A violência contra o idoso é uma das faces mais cruéis da questão da violência que permeia o tecido social e que ganha relevância social por ser esta população a que mais vem crescendo, nos últimos anos, em termos demográficos e por ser uma dos segmentos populacionais que mais necessitam de cuidados físicos, materiais, psicossociais, de saúde, de atenção e de respeito. Mas onde encontrar as raízes da questão da violência? Que fatores são determinantes para o quadro de violência que se alastra em diferentes rincões deste país e em especial contra as pessoas idosas? A violência que grassa o cotidiano é síntese de dinâmicas e movimentos variados e complexos. Mas, concorda-se com a ideia de que a violência de hoje, cada vez mais, “é uma forma de dilaceramento do ser social” (FRAGA, 2002, p. 47), sendo expressão de uma sociedade, ao mesmo tempo, civilizada e incivilizada, sociedade que desrespeita o ser humano, como ser genérico e social, numa

Relacionados