gesso
1.1 Objetivo Geral
Obter conhecimento sobre as certificações de qualidade para empresas do ramo da Construção Civil acerca da compra, recebimento e armazenamento de gesso.
1.2 Objetivo Específico Examinar referências e normas utilizadas por uma empresa para a aquisição de certificação perante os programas competentes de qualidade (PBQP-h/SiAC, ISO 9001), bem como conceitos específicos e aspectos técnicos requeridos para a implantação de um sistema de qualidade.
Analisar as práticas adotadas e os benefícios e vantagens consequentes desse sistema, entre outros aspectos, como eficiência e aumento da produtividade.
2 METODOLOGIA DA PESQUISA
Esta pesquisa iniciou-se com uma análise teórica a respeito das normatizações existentes para gesso e daquelas relacionadas a programas de qualidade, restringindo os estudos ao que se refere à aplicação desse material na construção civil.
Em outra fase, fundamentou-se na avaliação de dados obtidos em campo sobre as características de empresas certificadas quanto a um sistema de qualidade e empresas não certificadas. Foram visitadas quatro empresas, duas detêm a certificação e as outras duas não. Por fim, discutiu-se a importância de se gerir processos produtivos visando um padrão de qualidade, com intuito de diminuir os prazos de execução e os custos e aumentar a produtividade e qualidade de trabalho para os funcionários, visando assim, a satisfação dos clientes.
Empresas Certificadas
Foram visitadas duas empresas que possuem certificação diante o SiAC e ISO 9001, denominadas Empresa A e Empresa B, para apuração de como é adquirido, recebido e estocado o gesso no canteiro. A Empresa A implementou e manteve um Sistema de Gestão de Qualidade certificado pelo PBQP-h e pela ISO 9001 há 9 anos – o que garante, segundo a mesma, a construção segura e sob rígido padrão de