SUBSISTEMA DE CUSTO
Com a evolução da tecnologia e a busca por adquirir produtos e/ou serviços de melhores qualidades, os empresários necessitam adaptar-se às exigências do ambiente externo quanto interno para que possa continuar inseridas nos mercados atuais, como também conquistar novos nichos de mercado.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por diferenciação ou redução de custos torna-se premissa para continuidade e/ou desenvolvimento da empresa. E a correta gestão de custos com análise de cada direcionador, proporciona à empresa sua manutenção no mercado. A contabilidade de custos é o ramo da ciência contábil que a empresa pode efetivar informações que auxiliem na tomada de decisões.
“Contabilidade de custo é uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões.” ( CREPALDI, 2002, p 13.)
O sistema de custo é um dos sistemas gerencias da contabilidade em que se tem muita dificuldade de generalização, dado que cada empresa tem seu modo particular de operar suas divisões, bem como de traduzir em sistemas seu entendimento de custo. O objetivo dos subsistemas de custo e apurar os custos unitários dos produtos fabricados pela empresa. Há também a possibilidade do custo unitário de outros objetos de custo, como, por exemplo, o custo das atividades. Desta maneira, os objetivos do subsistema de custo devem estar alinhados para providenciar as seguintes informações sobre:
Custo unitário dos produtos;
Custo por ordem de trabalho;
Custo para formação de preços de venda;
Analise de custo;
Analise da rentabilidade dos produtos;
Lista de preços;
Acompanhamento dos preços de venda formados e praticados;
Custo padrão e analise das variações;
Acompanhamento das variações de preço de insumos. Etc.
A rapidez e a