Gesso
A execução de paredes de gesso acartonado é bastante simples, rápida e segura, requerendo conhecimento técnico para ser realizado. A estrutura metálica das paredes internas é formada basicamente por guias, que são peças horizontais fixadas no chão e teto e montantes que são peças verticais que serão acopladas às guias pela parte interior. Estas partes devem ser fixadas com juntas alternadas, ou seja, em uma espécie de amarração para um melhor desempenho e comportamento da parede formando assim, um quadro que deve ser estável e seguro. Assim que estrutura metálica estiver pronta, é feita e verificação dos prumos dos montantes e em seguida inicia-se a instalação dos componentes elétricos, hidráulicos e telefônicos necessários à parede e depois, efetua-se o fechamento desta, com a fixação das placas de gesso parafusando-as à estrutura metálica utilizando parafusos auto perfurantes. Para finalização é feito o processo de acabamento utilizando massa e fitas adequadas a cada tipo de placa.
Para obter um melhor desempenho acústico térmico no projeto, pode ser realizado o processo de instalação de lã mineral de vidro ou rocha no interior da parede, esse desempenho também pode ser aprimorado com a adição de mais placas de gesso formando uma espécie de “dupla-camada”.
As placas de gesso acartonado podem também podem ser utilizadas no revestimento de paredes em alvenaria, podendo ser aplicada em paredes brutas, para recobrimento de instalações elétricas e hidráulicas. Para isso basta seguir o processo de montagem regular de uma parede em gesso acartonado, utilizando montantes e guias sendo que apenas uma face desta parede será de gesso. Pra melhor desempenho térmico acústico do ambiente neste caso também pode ser utilizado o lã mineral de vidro ou rocha entre a parede de alvenaria e o gesso acartonado. Segue a baixo uma sequencia do processo de instalação do mesmo:
Este processo de instalação de montantes e guias para colocação do