Gespública
A Gespública foi criado como resposta do Governo Federal para melhora da eficiência do serviço público, tendo em vista as necessidades da sociedade brasileira que mudou com o tempo e que exige mais do poder público.
A Gespública foi instituída em 2005 e foi um resultado da evolução de várias iniciativas do governo federal com objetivo de atender melhor o cidadão e aumentar a competitividade no país.
O aumento populacional, ascensão da classe média avanços tecnológicos e facilidade da informação tornou o cidadão mais exigente, buscando resultados mais ágeis e cobrar por resultados. O Estado ao observar essas necessidades, resolveu trazer transformações baseadas em redução do déficit institucional, ampliação da governança, eficiência, transparência e participação. Surge um novo pensamento gerencial, com foco no cidadão e as necessidades sociais.
O Modelo de Excelência em Gestão Pública, com todas as suas características, busca direcionar soluções que atendam a demanda das organizações públicas. A base do Modelo de Excelência em Gestão Pública são os princípios constitucionais e como pilares os fundamentos da excelência gerencial.
Fundamentos de Excelência
Segundo glossário dos Critérios de Excelência da FNQ a definição de Excelência é:
EXCELÊNCIA: “Situação excepcional da gestão e dos resultados obtidos pela organização, alcançada por meio da prática continuada dos fundamentos do modelo sistêmico”.
Os fundamentos de excelência no serviço público :
- pensamento sistêmico
- aprendizado organizacional
- cultura de inovação
- liderança e constância de propósitos
- orientação por processos e informações
- visão de futuro
- geração de valor
- comprometimento com as pessoas
- foco no cidadão e na sociedade
- desenvolvimento de parceria
- responsabilidade social
- controle social
- gestão participativa
Elas geram mudanças de comportamento dentro da organização