O Antecedentes da satisfação no setor público: um estudo de caso na prefeitura de Santa Maria (RS) - Resenha Crítica
Este artigo é constituído por um estudo de caso de antecedentes da satisfação no setor público na prefeitura de Santa Maria (RS). Esses estudos foram fundamentados em técnicas estatísticas avaliando sete construtos (rotinas, especificidade do trabalho, desenvolvimento de recursos humanos, feedback, conflito nas metas organizacionais, restrições processuais e especificidades das metas organizacionais), através da técnica de modelagem de equações estruturais, com 258 questionários feitos com funcionários públicos da prefeitura de Santa Maria. Com sete fatores e 11 hipóteses que antecedem a satisfação.
Nos três primeiros pontos composto por aproximadamente 7 páginas os autores apresentam que a reforma no setor público que passaram a integrar práticas do setor privado, demonstrando as verificações de características de trabalho como: rotinas, especificidades e recursos humanos e como elas sofrem interferência direta na satisfação. E essas características do trabalho recebem influência direta do contexto do trabalho. O artigo também descreve inicialmente de forma clara como foi elaborado este estudo de caso, com objetivo de identificar reflexos dessas novas práticas e por consequência as relações funcionais de satisfação. O artigo revisitou o modelo proposto por Wright e Davis (2003) – desenvolvido no artigo “ Job satisfaction in e public sector: the role of the work environment”, publicado na revista The American Review of Public Administration.
O artigo inicia-se com uma introdução abordando o objetivo do estudo de caso mediante os estudos feitos por outros autores e a importância do estudo de caso da satisfação no ambiente público. O primeiro capítulo é feito por uma introdução acrescentando os pontos a ser vistos a diante.
No capítulo 2 os autores enfatizam os estudos realizados por outros autores referentes esta temática. É evidente o conflito entre