Gertrudes
Via de regra os favorecidos são servidores comissionados em órgãos públicos, ex-funcionários, parentes de assessores, de vereadores e de políticos aliados.
Na classificação final do concurso de Santa Gertrudes, divulgada no dia 29 de março último (clique AQUI), chama atenção a presença de duas filhas do presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Valdir Andreeta (PTB), entre os primeiros colocados para os cargos de arquiteto e dentista.
Ariane Andreeta aparece como segunda colocada para a vaga de arquiteto, embora tenha obtido a mesma pontuação (72,5) do primeiro colocado, Frederico Luiz Barreiro. Já a sua irmã, Juliana Andreeta, figura como terceira classificada para o cargo de dentista tendo o mesmo número de pontos (77,5) do segundo colocado, Odair Monteiro dos Santos Junior. O primeiro colocado é Marcelo Carneiro da Silva, com 80 pontos.
Tanto para o cargo de arquiteto como para o de dentista, o concurso abriu apenas uma vaga.
Recentemente a filha do prefeito de Santa Gertrudes, João Carlos Vitte, chegou a ser convocada para assumir um cargo na Câmara Municipal de Rio Claro, após participar do concurso público realizado pela empresa Objeto Assessoria e Consultoria, da cidade de Indaiatuba. Para tanto, foi necessário que outra pessoa também aprovada para a mesma função, abrisse mão da vaga para assumir outro cargo com salário menor. Após revelação da manobra pelo Guia Rio Claro, a Câmara voltou atrás.
Máfia
Para a realização do concurso, a Prefeitura de Santa Gertrudes contratou a empresa Viclam Treinamento e Comércio Ltda., sediada na cidade de Itú, que tem entre seus sócios proprietários Sérgio Henrique Prévidi e Marcos Tadeu Prévidi.