Análise do Conto Gertrudes e Seu Homeme
3436 palavras
14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
ANÁLISE DO CONTO “GERTRUDES E SEU HOMEM”, DE AUGUSTA FARO
SÃO CRISTÓVÃO, 2014
EVANDERSON MILLER
LUCIVÂNIA DANTAS
RAYANE ANDRADE
RENATA MELO
SUELI
ANÁLISE DO CONTO “GERTRUDES E SEU HOMEM”, DE AUGUSTA FARO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Literatura Brasileira IV, sob orientação da Profª Luciany Aparecida.
SÃO CRISTÓVÃO, 2014
RESUMO
O presente artigo busca tecer reflexões a partir da leitura do conto “Gertrudes e seu homem”, de Augusta Faro, enfatizando aspectos relevantes às unidades do conto para a construção discursiva a respeito de como essas unidades aparecem caracterizando o conto como uma unidade narrativa. Nesta perspectiva de trazer elementos do texto, observamos a partir do discurso literário nuances que suscitam o perfil feminino traçado durante a narrativa, tecendo uma análise em torno dos elementos constitutivos do conto.
Palavras-chave: reflexões, conto, unidade, narrativa.
1. INTRODUÇÃO
“Gertrudes e seu homem” é um conto cujo próprio título já induz o leitor a imaginação de um homem perfeito em um amor perfeito e essa breve história narrada em terceira pessoa é estruturada na dedicação e, sobretudo na submissão da esposa ao marido, mas principalmente remete a um ideal de vida submetido por valores pertinentes ao casamento e à família. Para tanto, buscamos analisar de que forma o feminino é representado no conto da escritora brasileira, Augusta Faro. Podemos observar quão grandioso é a figura masculina na vida da mulher, ao passo que não ter um marido significa viver à margem. A mulher que não tem um homem para chamar de seu,