GERMINAL
Com produção no ano de 1993, o filme Germinal se passa em uma vila de pessoas que trabalham em minas de carvão, sendo este lugar de extrema miséria econômica e com degradação humana. As condições de vida dessas pessoas é tão crítica que praticamente todos os integrantes das famílias trabalham para conseguir dinheiro para a subsistência de todos. Na Inglaterra houve o fechamento de minas de carvão, em 1980, com isso foi inevitável uma grande crise entre os trabalhadores desta área.
Os funcionários da mina questionavam sobre seus direitos, já que os burgueses não dava suporte e nem atenção a eles, pensando apenas em seus objetivos, com isso a razão prevalecia mais que a emoção, sendo característica de obras naturalistas. As influencias dos intelectuais da Europa chegam até eles, causando mudanças no modo de vida dessas pessoas já que surgem novas ideias revolucionárias.
Naquela época a burguesia dominava os assalariados, característica típica das obras realistas-naturalistas. Mas os trabalhadores lutaram pelos seus direitos e por uma politica de igualdade fazendo greve nas minas de carvão.
O que acontecia a anos atrás pode ser visto até hoje nas nossas vidas, já que o capitalismo toma conta de quase todo o mundo e sendo contraditório, visto que as pessoas são livres mas precisam trabalhar para a sua sobrevivencia, continuando o ciclo que nunca para.
Na época, os realistas eram contra os romanticos, sendo racionais e objetivos, priorizando a razão sobre o sentimento, como visto no filme, já que por exemplo, as mulheres naquele época era vistas como simbolo apenas de prazer para o homem, satisfazendo suas vontades sexuais, o que acabavam tornando-as menor a eles.