Componentes do sistema imunologico conceitos
Amígdala As amígdalas, na verdade, são formadas pelo mesmo tipo de células e, então, têm a mesma função no nosso organismo. E esta função é a de auxiliar na defesa do organismo, tanto em doenças da própria garganta quanto em doenças de outras partes do corpo. As amígdalas produzem dois tipos de células, que são chamadas de “Células B” e “Células T”. Estas células “fabricam” anticorpos, que ajudam na defesa do organismo, imediata e tardiamente, respectivamente, num grande número de doenças.
Linfonodos Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos encapsulados formados por tecido linfoide, encontrados espalhados por todo o corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. Estão presentes na axila, virilha, ao longo do pescoço e em grande número no tórax e abdômen (em especial no mesentério). Estes órgãos desempenham papel na defesa do organismo, sintetizando anticorpos.
Timo O termo Timo designa uma glândula nos vertebrados situada no pescoço ou no peito. Na espécie humana situa-se no tórax e atinge o máximo de desenvolvimento na puberdade, atrofiando-se lentamente depois. Controla parte das respostas imunológicas do organismo.
Baço O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem contato com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo. Este órgão não é considerado uma glândula endócrina, pois não produz secreções, entretanto, no caso de certas doenças, este órgão libera um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue na medula óssea.
Medula Óssea A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. vasos linfáticos. O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos capilares, semelhantes às veias, chamados de vasos linfáticos. Quando o sangue