MICROBIOLOGIA
Este trabalho trata de três assuntos diferentes: Conceitos de Imunidade
Natural e Imunidade Adquirida, tipos de linfócitos e funções e resposta imune humoral e celular.
A imunidade natural é aquela que está presente desde o nascimento, ou seja, é a primeira defesa contra os organismos desconhecidos.
A imunidade adquirida ou específica está ausente no nascimento sendo adquirido com a exposição, o que aumenta sua intensidade. Esta pode ser ativa ou passiva.
A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem
barreiras
físicas,
químicas
e
biológicas,
componentes celulares e moléculas solúveis.
Os linfócitos produzidos na medula óssea são três: Os linfócitos T, os
“natural killers”, e os linfócitos B
Os linfócitos T protegem contra vírus, fungos e bactérias e são responsáveis por diferenciar as células do organismo de corpos estranhos; qualquer distúrbio na sua função de reconhecer o antígeno pode causar uma doença autoimune.
Os linfócitos NK (Natural Killer) fazem parte da defesa imediata do corpo e os linfócitos B têm a função de produzir os anticorpos que atuam no reconhecimento e destruição do antígeno.
O terceiro e ultimo assunto que o trabalho relata é sobre a Resposta
Imune humoral e celular. A principal função do sistema imunológico é prevenir ou limitar a infecção causada por microrganismos. Essa ação é dada a partir de dois ramos: o ramo da imunidade por células e o mediado por anticorpos. Na imunidade mediada por células o mecanismo de interação entre as células do sistema imune se dá basicamente no reconhecimento de uma determinada proteína chamada de MHC.
Imunidade mediada por anticorpos envolve a cooperação de três tipos celulares: Macrófagos, células T auxiliares (CD4+) e células B.
1
Em uma situação a qual um