Gerhart Hauptmann
Robert Hauptmann, era o mais novo de quatro filhos. Eram uma familia de classe média.
Gerhart frequentou a The Village School, onde aprendeu latim e teve aulas de violino, depois de um tempo foi para Breslau, a capital da província onde morava, lá frequentou o ginásio até seus 15 anos, mas não encontrava motivações para continuar e acabou abandonando a mesma. Gerhart estudou agricultura em 1874, porém devido a manifestação de uma fraqueza pulmonar foi obrigado a afastarse da agricultura.
Esse foi o período onde ganhou independência, estava certo de seus valores e direitos e tinha sede por cultura, então foi para Breslau onde passou um período feliz de sua vida. Em Breslau frequentou a academia de arte (art academy) por dois anos fazendo esculturas, foi uma época bem feliz da vida dele.
Devido a seu estado de espírito aventureiro trocou a academia de arte de Breslau, para a Universidade de Jena (university of Jena) na
Turíngia, onde se dedicou a leitura de Homero, Hesiodo, Plutarco, Jean
Paul e Byron, também em Jena esboçou seu primeiro plano para a carreira das letras.
Nesse período, iniciou uma viagem para o exterior visitando
Málaga, Barcelona e depois a Itália, lá ele tentou trabalhar como escultor, mas acabou fracassado, durante esta estadia que Hauptmann decidiu seguir o caminho de literatura. Teve como fontes de inspiração Thomas
More,Ranke, Plutarco e Holderlin. Esse hábito de fazer leituras intensas e variadas o contribuiu em seu futuro, além de sua grande capacidade de memorizar as coisas, depois de um certo tempo deixou Roma e voltou ainda doente para a Alemanha.
Em 5 de maio de 1885