O teatro naturalista, realista e de vanguarda
O que caracterizou o Teatro Realista, o Teatro Naturalista e a reteatralização do Teatro?
Introdução O que caracteriza o teatro realista, naturalista e a reteatralização do teatro?
Ao buscar as fontes para responder essa pergunta, percebi impossível não entender e introduzir na pesquisa qual contexto histórico de cada tema. Percebi que cada um segue uma mesma linha no tempo, quase evolutiva, sendo um movimento artístico consequência de outro. Não consegui dissociar cada movimento em gavetas separadas.
Percebi também que não consigo ignorar a história dos principais autores de cada época e suas principais obras. Entender como viveu cada autor e olhar para sua historia me ajuda a entender o contexto da época de determinado movimento. Tentei olhar para os autores e suas obras, me inseri em uma máquina do tempo e os chamei para uma conversa. Busquei assim fazer associações e conexões para melhor entender os porquês. O que movia o homem para que tais (e extremamente importantes) transformações acontecessem na arte e na historia? O que aconteceu ao redor desses artistas (externamente) que reverberou tão fundo em suas almas (internamente) a ponto de surgir a necessidade do novo, de uma nova técnica e ideologia? Instigada por essas questões fiz essa pesquisa, e tentei de maneira clara e objetiva expor um pouco do que encontrei. Não sei se são as respostas corretas e tenho a impressão de que finalizei essa pesquisa com mais pontos de interrogação, e reticências do que com pontos finais.
O realismo e Ibsen
No final do século XIX, surge a necessidade no homem de abandonar as idealizações românticas e o sentimentalismo. Essa necessidade deu origem a uma rápida e revolucionária transformação do homem e das artes. A ciência e a tecnologia fizeram suas descobertas e os burgueses fortaleciam ainda mais o capitalismo comprando e produzindo produtos de uso pessoal. Os sentimentos pessoais já