história do teatro
2) Qual o contra-ponto entre o "espírito romântico" e a visão realista contidos nos textos: "O prefácio a Cromwell" de Victor Hugo e "O naturalismo no teatro" de Emilio Zolat?
1) Por volta de 1770 eclodiu o movimento que chamaram "Sturm und Drang" (Tempestade e Ímpeto), que radicalizou as tendências de emancipação das letras nacionais, apoiando as aspirações de Lessing, embora não fosse aprovado por ele. O movimento conserva traços da filosofia da Ilustração: intensifica a revolta intelectual contra o absolutismo e acentura as feições empiricistas, geralmente associadas ao racionalismo popular do Século das Luzes. Mas o que prevalece é o violento impulso racionalista e a luta contra a Ilustração. Pode-se considetrar o "Sturm und Drang" como a primeira corrente romântica ampla da Europa, geralmente denominada "pré-romântica".
Os autores desse movimento faziam uma poesia mística, selvagem, espontânea, em última instância quase primitiva. O que realmente tinha valor era o Empfindung, o efeito da emoção, imediato e poderoso: emoção acima da razão. Os Stürmer eram contra a literatura e a sociedade do Antigo Regime. Deixando de lado a rígida métrica da poesia francesa - divulgada em grande parte por Johann Christoph Gottsched -, os stürmer voltaram-se para a poesia de Homero, para a Bíblia luterana, para os contos e histórias do folclore nacional nórdico.
O protagonista de uma típica obra Sturm und Drang é levado a uma AÇÃO, não pela procura de uma empresa nobre, nem por 'motivos verdadeiros', mas por vingança ou por ambição desmedidas. Além disso, essa Ação se dá muitas vezes num esteio de violência. A obra inacabada de Goethe, denominada Prometheus, exemplifica muito bem essa característica com aquela ambiguidade comum a que leva a introdução, aqui e ali, de lugares comuns humanísticos ao lado de explosões de irracionalidade. A literatura com