P
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
Anna Fernanda Fernandes Lima
Valéria de Cássia Araújo Souza
Victor André Mendes Bezerra
Vitor Hugo Guimarães Lindoso
São Luís - MA
2015
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Pesquisa Operacional
Profº Kazuhiro Shiraishi
Relatório apresentado referente à disciplina de Pesquisa Operacional do Curso de Administração da Faculdade Pitágoras para a obtenção da nota parcial I.
São Luis - MA
2015
SUMÁRIO
1. O QUE É PESQUISA OPERACIONAL? 3
2. O QUE SE TRATA? 4
3. O QUE VC ACHA? 5
REFERÊNCIA 6
1. O que é pesquisa operacional?
É uma tradução (brasileira) direta do termo em inglês Operational Research. Em Portugal traduzido por investigação operacional e nos países de língua hispânica por investigações operativa.
O surgimento deste termo está ligado a invenção do radar na Inglaterra em 1934. O termo pesquisa operacional é atribuído ao superintendente da estação A.P. Kowe, que em 1938, coordenava equipes para examinar a eficiência de técnicas de operações advindas para examinar a eficiência de técnicas de operações advindas de experimentos com interpretação de radar. Em 1941, foi inaugurada a Seção de Pesquisa Operacional do Comando da Força Aérea de Combate, com equipes envolvidas em problemas de operações de guerra, como manutenção a inspeção de aviões, escolha de tipos de aviões para uma missão e melhoria na probabilidade de destruição de submarinos.
Após o final da guerra, a pesquisa operacional evoluiu rapidamente da Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 1947 foi implantado o projeto SCOOP (Scientific Computation of Optimal Programs) no Pentágono, com objetivo de apoiar decisões de operações na força área americana. Já em 1952, foi inaugurada a sociedade cientifica americana de pesquisa operacional (ORSA – Operations ReseolchSociety of America), e em 1953 a sociedade inglesa de pesquisa operacional (ORS – Operational Research Society).
A partir de 1950 até