Gerente de projetos x gerente funcional
Gerentes funcionais gerenciam as áreas administrativas das organizações, ocupam cargos dentro de setores como Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, esses profissionais geralmente tem uma equipe estabelecida, suas prioridades são focadas na organização e são responsáveis por desenvolver capacitação técnica de seu capital humano e apoiar seus funcionários na resolução de problemas e por terem um papel mais “humano”, possuem maior facilidade para negociar salários, gratificações e planos de carreira, motivando assim sua equipe. Os Gerentes Funcionais geralmente recebem informações mais detalhadas que um gerente de projetos, pois seu trabalho é mais continuo.
Gerentes de Projetos despendem de um esforço temporário para realização de projetos, que vão mudando com o passar do tempo, tais projetos são mais técnicos e especializados e exigem conhecimentos e habilidades específicas. O Gerente de Projetos é focado em fazer com que seu projeto seja concluído com sucesso e assim, se preocupam menos em promover o desenvolvimento de suas equipes. Muitas vezes o Gerente de Projetos não tem controle sobre a escolha dos membros que a compõe.
Quando unificamos as duas especificações acima, temos então o Gerente de Projetos/Gerente funcional. Os dois papeis, geralmente diferem no foco e objetivo do trabalho e muitas vezes possuem estilos de liderança diferentes e essa junção pode apresentar vantagens e desvantagens.
Esse duplo papel pode ser encontrado em qualquer empresa, mas é mais comum nas organizações matriciais e geralmente nos níveis de média e baixa gerencia. Essa função dupla pode ser designada dentro de uma empresa para desenvolver em cada gestor habilidades que são mais freqüentes na função oposta à dele, como por exemplo, um gerente de