gerente de produto
A função do gerente de produto é de ligação entre os vários departamentos funcionais da empresa, a fim de assegurar coordenação ótima de suas atividades e, daí, maximizar a contribuição particular de seu produto para a rentabilidade global. As interfaces com as quais o gerente de produto tem de lidar, sendo, talvez, as mais numerosas e variadas da administração intermediária.
Simplificando ter um gerente de produto é ter sempre alguém focado naquele determinado produto ou marca evitando que os mesmos fiquem perdidos na concorreria dos negócios diários.
O sistema gerente de produto deve receber "cumprimentos muito merecidos" pelo sucesso de muitas grandes empresas. O sistema possibilita liderança vigorosa produto por produto, e os muitos casos onde funciona bem de modo evidente sugere que o conceito é basicamente sólido.
Este conceito surgiu no final dos anos 70 revolucionou em termos de estrutura organizacional: empresas vertilizadas hierarquicamente passaram a ter estruturas matriciais.
ABORDAGENS BÁSICAS À GERÊNCIA DE PRODUTOS:
Antes de adotar uma tática específica, como a de nomear um gerente de produto, seria mais prudente ter a certeza de que antes de tudo a estratégia básica de marketing é sólida.
- Elaborar o plano atual de marketing da linha de produtos.
- Planejar e coordenar as pesquisas de marketing dos produtos.
- Coordenar as atividades de marketing relacionadas com os produtos.
Atribuições e Responsabilidades do Gerente de Produto Atribuições gerais : Conhecer o produto o Gerente de Produto deve ser especialista no seu próprio produto. Isto significa que o Gerente de Produto deve saber tudo sobre o produto, incluindo: Como o produto é confeccionado, exatamente o que vai na caixa, em que mídias está disponível, que versões existem, que versões são comercializadas, se existem versões de demonstração, em que plataformas o produto executa, e tudo mais relacionado à produção do produto.Como o produto é instalado,