Gerente de produto
O artigo em anexo sob o tema “ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE A GESTÃO DE CUSTOS E A GESTÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ADOTADAS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS CONSERVEIRAS ESTABELECIDAS NO RS” dos autores Débora Gomes Machado e Marcos Antônio de Souza discorre sobre o modelo de calculo de custos usados nas empresas de conservas do RS e sua interferencia na politica de preço com base em uma pesquisa realizada com 9 das 11 medias e grandes empresas da regiao.
De forma geral, a maioria das empresas analisadas usam apenas o modo de custo de absorcao que é o recomendado a ser usado para contabilidade fiscal e tributaria das empresas.
Outros modelos como Custo Variavel, Custeio direto ou mesmo o Custeio baseado em atividades nao eram de conhecimento e;ou nao apresentaram intencao de uso no futuro, de modo geral há um desconhecimento de praticas de custos que relaciona-se diretamente a falta de profissionalizacao da categoria.
Dentre os custos abordados estavam os metodos abaixo:
Para a validacao e confirmacao dos estudos feram levantadas 3 hipoteses:
H1 = O modelo de formação do preço de venda ou a forma de cálculo que mais se aproxima deste, adotado na prática pelas empresas pesquisadas, é orientado pelo mercado;
H2 = Na prática, não existe uma gestão integrada entre preço de venda e custos e, por conseqüência, resultado;
H3 = Não há uma efetiva utilização das práticas gerenciais recomendadas pela literatura, por parte das empresas pesquisadas, o que poderia contribuir para que elas viabilizem de maneira mais efetiva alcançar o lucro-alvo.
Na analise dos resultados temos um cenario onde apesar dos responsaveis pelos custos seram qualificados pela area - graduados em contabilidade e atuantes na area-
Na Figura 4, evidenciam-se os cursos freqüentados que se relacionam com a Gestão de
Custos e a Gestão do Preço de Venda. Por sua vez, na Figura 5, aborda-se a experiência na função dos